Por quê assistir 13 Reasons Why?

06:42


13 Reasons Why é a série do momento, certamente você abriu seu perfil no facebook e se deparou com várias opiniões a respeito da série e se perguntou: O quê que esta rolando?! Há quem soube pegar a essência e as mensagens que a série quer transmitir e também há quem ache que tudo isso é bobagem ou falta do que fazer, eu como tenho algumas coisas para falar sobre essa série, espero ajudar você que ainda não tem certeza se quer assistir, a entender melhor do que se trata 13 Reasons Why. 



A série fala sobre Hanna Becker, uma adolescente de 17 anos que vê sua vida tomar um rumo diferente depois de sair com um cara da sua escola. Hanna era como eu e você, uma menina bonita, alegre, cheia de sonhos mas que viu tudo isso mudar durante sua vida acadêmica. Tudo começou com uma foto compartilhada entre os alunos, depois vieram os boatos, as piadinhas, o famoso bullying. Hanna cometeu suicídio e deixou 13 fitas com 13 porquês de ter tomado essa atitude, pode parecer que ela queria chamar atenção, mas acredite, esta longe de ser isso.



Se você passou por algumas das coisas que aconteceu com a Hanna, com certeza vai ter uma noção do que ela estava sentindo. Eu, Mayara, já passei por poucas e boas no colégio, algumas parecidas com a da Hanna e por várias vezes senti meu coração apertar com os episódios. Pude me ver em várias situações e me perguntava se caso eu tivesse a cabeça um pouco diferente, se não teria feito o mesmo que ela. Não estou dizendo que somente mentes fracas fazem isso, até porque acredito que só sabe quem passa e não sou ninguém pra menosprezar o sofrimento alheio. 



13 Reasons Why quer te mostrar que toda atitude tem uma consequência, quer te mostrar que o bullying não é brincadeira, que o suicídio esta aí do nosso lado e a gente finge que não vê. Quer que você reflita sobre suas atitudes com seu coleguinha e se ponha no lugar dele. Quer que você olhe com mais empatia pro companheiro não só da sala de aula, mas da sua vida. Quer que você tenha empatia e saiba estender a mão ao invés de empurrar alguém pro abismo. Quer que você pai, mãe, oriente seus filhos a não por apelidos nos coleguinhas, a não colaborar com as brincadeiras de mau gosto, a não ser um porquê.

Você pode dizer que é frescura pois muita gente sofreu bullying e não morreu por causa disso, mas o que quero que você entenda que não é simples assim. Você não sabe o que passa na vida das outras pessoas, não sabe sua fragilidade, seus medos, suas inseguranças. Cada um sabe a dor que carrega dentro de si e nós temos o dever de estender a mão, de dar um ombro amigo enquanto ainda estão aqui. Não julgue, não zombe, não ignore. Abrace, acolha, ajude. Isso sim faz diferença.



Dê uma chance a série, dê uma chance a história da Hanna que pode ser a mesma história da sua colega de classe, da sua melhor amiga, da filha do vizinho ou da sua filha. Saiba absorver a mensagem real da série e abra seu coração para as pessoas que podem estar precisando de ajuda. 

Com amor, Maay 

You Might Also Like

6 comentários

  1. O suicídio não é para fracos e sim para fortes, porque é preciso ter muita coragem para acabar com a sua própria vida. E concordo, muitas vezes é preciso viver as situações para acreditar, quando alguém diz que o que aconteceu com a Hannah é "bobagem", não sabe o que é bullying ou finge que não existe. Quem viu a série, sabe o quanto desesperante e angustiante foi o sofrimento da jovem. Excelente texto :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Fico feliz que tenha compreendido meu ponto de vista e se identificado, pois realmente é um assunto muito delicado! Obrigada

      Excluir
  2. Oi, eu estou assistindo e concordo com tudo que você disse, nós nunca sabemos nada sobre o sofrimento alheio. Nunca passei por nada parecido, mas quando estou assistindo tem algumas situações que são bem familiares por na maioria das vezes acontecerem do nosso lado e na maioria das vezes achamos que não e tão serio assim, ou preferimos não nos meter. No caso da Hanna o acumulo dassas coisas e o fato de não ter alguém para se abrir (ou se confiar nas pessoas erradas), acabou a levando ao suicídio.

    eutarsis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo! Por isso é importante se atentar e tentar ajudar! Beijos

      Excluir
  3. Hey, eu li o livro, enrolei pra ver a série, e concordo com tudo do post. Vi muita, muita gente falando que os motivos da Hannah foram fracos, não consigo ver assim. Consigo ver toda a dor em cada episódio e ainda mais nos que me vi em situação semelhante. O post ficou maravilhoso, parabéns❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Fico muito feliz que tenha se identificado, obrigada!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, volte sempre! ;*