Como começar um blog? 5 coisas importantes

05:11

Hey pessoal, tudo bom? Hoje trouxe um post um pouco diferente aqui no blog, que se vocês curtirem prometo torná-lo mais frequente que é com dicas para blogueiros e youtubers. Pra começar essa possível ''série'' de posts hoje eu trouxe 5 dicas importantes para quem quer começar nessa vida de blogueiro ou youtuber, então espero que ajude.

Pode parecer meio óbvio mas muita gente ainda erra nessa parte. Eu, particularmente prefiro blogs e canais que tenham nomes criativos ao invés de ser o próprio nome da pessoal, claro que isso vai de gosto, mas é bem legal quando você tem um nome de impacto que onde quer que esteja, as pessoas lembrem de você. Eu, por exemplo já tive muitos nomes de blogs até finalmente parar com o Desencana, então se liga nas dicas para não errar na escolha. 

1- Não escolha nomes em inglês: Isso é fato, nomes em outras línguas até podem parecer legais mas já pensou na dificuldade que outras pessoas podem ter para encontrar você? Ex: você esta em um evento, sem cartões de visitas e alguém pede o nome do seu blog, imagina o tempo que você vai perder só soletrando o nome do seu blog, você não quer isso, não é mesmo?

2- Nomes fáceis e curtos: Pegando a linha dos nomes em inglês, nomes longos também tendem a ser cansativos, portanto escolha algo claro e objetivo que possa impactar a pessoa logo de cara e que seja fácil de escrever.

3- Nuvem de idéias: Se você não faz ideia de como vai escolher o nome do seu blog, é simples. Pegue um folha e escreva nela todas as suas características , depois escreva tudo que você gosta, depois possíveis palavras que te descrevam, e daí é só juntar tudo isso e usar a criatividade para criar um nome legal e de personalidade. Ps: Não se esqueçam de verificar se o nome já não existe, ok?

4- Domínio: Se você já pode investir em um domínio próprio, recomendo. Além de já garantir o seu nome você deixa seu blog com um aspecto mais profissional e facilita na hora de divulgar pros amigos. Tem várias empresas na internet que trabalham com isso e o custo varia bastante, o meu foi pela superdomínios e eu pago 30,00 por ano.

5 - Layout: Bom, layout é uma coisa bem pessoal então nem preciso dizer que tem que ter sua personalidade e claro, haver com o nome escolhido né? Mas o que posso aconselhar é: escolha uma paleta de cores harmoniosa que não canse a vista, nada com muitos excessos, músiquinhas de fundo e mantenha tudo sempre organizado, se você não puder investir em um layout tem muitos gratuitos pela internet, mas sabe né, pode acabar encontrando alguém com um layout igual ao seu. Ah, fiquem tranquilas que farei um post específico falando só sobre isso, ok?

Nome escolhido? Agora vamos ao que interessa: o conteúdo. Muita gente fala isso e posso te garantir que não é a toa, escreva sobre o que você gosta. Não adianta querer criar conteúdos que outras top blogueiras fazem achando que assim o seu blog vai bombar, porque não vai. Acima de qualquer coisa você tem que entender que seu blog vai estar visível para o mundo inteiro e que se você quiser conquistar pessoas o principal é saber o que esta falando e pra quem esta falando e isso quer dizer saber produzir conteúdos que você conheça o assunto. 

1- Fale sobre o que você gosta: Essa é a principal dica, não se espelhe no que a coleguinha esta fazendo só porque esta dando certo, fale sobre o que você gostaria de ler e o que você sabe, assim seus futuros leitores pegarão confiança em você e te terão como referencia em tal assunto.

 2 - Saiba o que esta falando e para quem esta falando: como eu disse acima, escreva sobre o que você sabe e gosta e a partir daí vá conhecendo seu público. Não ha nada pior que entrar em um blog que aparenta uma coisa e a linguagem ser outra, tudo tem que estar de acordo e nos conformes. O analytics mostra com precisão esses dados, mas isso é papo pra outro post.

 3 - Tem que ter um tema específico? Eu diria, não. Sou totalmente a favor de quem tem um blog que fale sobre o que gosta, sem um assunto específico, mas não posso negar que ter algo como referência é fundamental. Eu, por exemplo amo moda, look do dia, resenha de livros e comportamento, são coisas distintas mas gosto de falar sobre todas elas, mas qual delas é o meu forte? Amo comportamento e looks, então esse vai ser o ponto forte do meu blog mesmo eu falando sobre outras coisas, entenderam?

 4 - Plágio: Cópia não é inspiração, vamos deixar isso claro. Entrou no blog da coleguinha e gostou de um post que ela fez? Acha que pode agregar na vida dos seu leitores? Ok, sinta-se totalmente livre para reproduzir mas use imagens diferentes, linguagem diferentes e jamais copie e cole, isso é crime e te queima totalmente na blogosfera (tio google captura quem faz isso sempre).

PS: Tem vídeo no canal com algumas dicas: Inspiração para posts: blog atualizado todos os dias
 
Opa, já temos nome, layout e conteúdo, agora vamos nos organizar? Se quiser ter sucesso nessa área e conquistar pessoas incríveis, seja comprometido e tenha uma programação. Você pode optar por uma agenda, um planner, qualquer coisa que dê pra você organizar suas ideias e seus posts/vídeos.

1 - Saiba sua disponibilidade: mesmo que você trabalhe, estude, tenha atividades extras ou não faça nenhuma dessas coisas é importante que você defina quanto tempo tem disponível para se dedicar a isso. Seja sincero consigo mesmo e só planeje o que possa cumprir. 

 2 -  Defina dias e horários: Sabe aquele leitor que entrou pela primeira vez no seu blog e você não quer perdê-lo? Diga a ele quais dias e horários haverão posts novos no blog, assim ele vai saber quando pode te visitar novamente e acabará se tornando um leitor fiel.

 3 - Seja fiel a sua programação: Se você definiu dias e horários, cumpra. É claro que vez ou outra pode haver imprevistos, todos estamos vulneráveis a isso, mas não faça com que vire uma rotina. Se prometeu 3,5 posts na semana, mantenha a programação, assim seus leitores verão que você é responsável e cumpre com o que diz. 

PS: Tem alguns conteúdos aqui no blog e no canal sobre isso:

Importantíssimo! Sabe aquela frase: quem não é visto, não é lembrado? Pois é, ela faz total sentido. Se você quer crescer nesse ramo e ter visibilidade esteja presente em todas as redes sociais, é claro que as vezes não nos adaptamos com uma ou outra, eu por exemplo não sei usar muito o twitter, mas estou me esforçando para conseguir. Snapchat, Instagram, Twitter e Fan Page são redes sociais que sempre estão em alta e é importante estar presente em todas elas, lembrem-se que em cada rede social há uma linguagem específica, portanto saiba utilizar bem cada uma delas.

Instagram: O instagram é uma rede social de imagem e hoje muitas pessoas trabalham apenas com essa rede social, portanto é importante manter uma qualidade e originalidade no que você produz por lá. Invista em fotos legais e um feed que chame atenção (ensinei como nesse post), além é claro de poder divulgar seu trabalho por lá, mas lembrem-se sempre de escolher uma foto legal para divulgar um post/vídeo. 

 Twitter: Espaço onde você pode se soltar e ter mais interação, no twitter a interação é bem rápida e o vocabulário é mais descontraído, então é mais fácil fazer contato com seus leitores, amigos blogueiros e claro se promover com algum post/vídeos. 

 Snapchat: A rede social do momento. Antes era utilizado só pra mostrar seu dia a dia em tempo real sem toda aquela produção que vemos nos posts e vídeos, mas hoje também se tornou um meio de comercialização e espaço onde a interação é mais rápida, então é um ótimo local para se aproximar dos leitores, mostrar mais sua rotina e claro divulgar seu trabalho em tempo real. 

 Fan Page: Por mais que o facebook esteja meio chatinho com o alcance das publicações é muito importante que seu blog tenha uma página, lá é possível programar suas postagens  e se tornar presente no dia a dia dos internautas. Você pode impulsionar sua publicação (pago) e alcançar mais pessoas e mesmo que não queira impulsionar é um meio onde seu amigos podem receber postagens de algum conteúdo novo no seu blog/canal.

Ah, não se esqueçam de me acompanhar nas redes sociais
CanalInstagramTwitterFan Page ♥ Snapchat: blogdesencana
E o fator que contribui para sua visibilidade: divulgação. Se você quer estar presente nas mídias e quer ser sempre lembrado, divulgue sempre seu conteúdo. No facebook e no Google + existem centenas de grupos de divulgação, ou seja, você pode promover seu conteúdo e conhecer outros blogs. 

1 - Redes Sociais: Bom, agora que você esta presente nas principais redes sociais, não se esqueça de divulgar seu trabalho sempre por lá, atentando-se é claro pro tipo de imagem e linguagem adequado para cada rede.

 2 - Participe de Grupos de divulgação no facebook: Como eu disse, no facebook há centenas de grupos de divulgação, então não falta espaço para mostrar o seu trabalho, mas lembrem-se sempre de usar essa rede com moderação para não ser bloqueado pelo facebook e nem ser o blogueiro chato da divulgação.

 3 - Google + : Poucas pessoas usam com frequência mas o google + também traz ótimos resultados para divulgação, pois como boa parte dos blogueiros usam o blogger que é do google, automaticamente essa galera esta no google + divulgando seu trabalho, então invista.

 4 - Não faça Spam: Sei que a tentação de se divulgar é grande mas faça isso com moderação, o ideal é divulgar 3x ao dia (manhã, tarde e noite) e nunca jogue seu link na publicação de outra pesssoa, tente interagir. Você não quer que as pessoas confiram seu conteúdo? Então não custa nada conferir o do coleguinha.

 5 - Comente em outros blogs: Uma das formas de divulgação que mais traz resultados, sempre esteja visitando e conhecendo outros blogs, mas pelo amor de Deus, nada de: ''amei o post, visita meu blog?''. As pessoas não curtem esse tipo de abordagem e vão te ignorar, portanto, leia o post do amigo com atenção e comente o que acha legal, no fim ponha o seu link, isso fara com que a pessoa te ache legal por ter lido o conteúdo dela e resultará em uma vista do coleguinha no seu blog.

Quer participar do grupo de divulgação do Blog? 


Então é isso, espero que tenham curtido o post de hoje e claro fiquem ligadinhos que em breve trarei mais outros tópicos sobre esse assunto porque o importante mesmo é nos ajudarmos, não é verdade? Qualquer dúvida é só comentarem aqui em baixo, beleza? Fiquem com Deus  e até mais !<3

You Might Also Like

14 comentários

  1. Parabéns pelo post, super completo e com dicas valiosas!! :)

    blogsdemoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em saber que gostou e ajudou. Beijos <3

      Excluir
  2. Adoreeei as dicas e o blog viu !

    http://sindromedoluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, não gostei da parte de não escolha nomes em inglês... porque não tenho cartão de visita sempre falo nome do meu blog e nunca precisei soletra.... e é em inglês e super fácil Forever 16... Então o certo seria não escolha nomes difíceis em inglês. Mas o resto achei legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado, como eu disse são dicas não regras, até porque tem exceções e tem muito blog legal com nome simples em outra língua. Obrigada pela revisão! Bjs

      Excluir
    2. Capaz!Esta bem legal mesmo o post, Só isso que me deixo meio assim, mas mais pelo jeito que você falou dessa regra. Até porque varias blogueiras de sucesso do Brasil tem blogs com nome em inglês.

      www.forever16.com.br

      Excluir
  4. Muito boa a sua postagem gostei, vim do Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz em saber que gostou <3

      Excluir
  5. Gostei muito do seu blog linda, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Oii Adorei seu post para as dicas de como começar um blog essas dicas são importantes para todas iniciantes!
    xoxo.

    http://realeza-diferente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Fico feliz que tenha gostado e ajudado.

      Excluir
  7. Adorei as dicas, são bem explicadas e tira bastante dúvidas de quem está começando!!!
    Abraços
    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, volte sempre! ;*